Rossandro Klinjey recomenda fé para superação do medo
Psicólogo frisou a disposição de amadurecer espiritualmente e valorizar o fato de sermos imagem e semelhança de Deus
Ter medo e receio é comum a todos nós, mas é importante ressaltar a postura daqueles que não desistem e compreender que há uma lei de progresso que nos alcança a todos, argumentou o palestrante Rossandro Klinjey durante o fim da manhã de sábado (18) no 10º Congresso Espírita do DF.
O renomado escritor e psicólogo clínico e mestre em saúde coletiva fez uma exposição virtual, pois no fim de semana do evento estava em viagem no interior da Paraíba. Rossandro Klinjey, além de requisitado palestrante espírita nacional e internacional, é consultor da Rede Globo em temas relacionados a comportamento, educação e família.
De acordo com o psicólogo, a superação do medo tem a ver com a disposição de amadurecer espiritualmente. “A condição de sermos imagem e semelhança do divino, para muitos, é ainda compreensão meramente intelectual, é necessário notar a força real dessa verdade”, defendeu o palestrante no que se refere a uma conduta para enfrentar o medo e o receio nas nossas vidas.
Rossandro Klinjey citou passagens bíblicas para respaldar os conceitos que utilizou durante a exposição virtual. Um deles foi a frase de Jesus: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo" (João 16:33). Passagem que, no entender do expositor, oferece consolo e esperança em meio às dificuldades. Nesse caso, com o objetivo de reconhecer que todas as pessoas passam por desafios como cuidados com a saúde, busca por oportunidades profissionais e dificuldades de relacionamento familiar.
Ao mesmo tempo, o palestrante mencionou outra passagem em que Jesus recomenda: “Não se turbe o seu coração. Credes em Deus e credes também em mim” (João 14). Analogia que diz respeito, segundo Rossandro Klinjey, à convicção e ao exercício de fé baseado na percepção de que não estamos sós e que Deus e a espiritualidade nos observa e nos ampara constantemente.
“A chave disso tudo está em trocar essa condição de insegurança pela fé. É muito comum o medo acontecer. Mas é decisivo compreender que há uma intimidade entre nós e Deus para não nos fixarmos na dor circunstancial, que é inequivocamente passageira. Precisamos exercitar a compreensão de suportar as experiências da vida”, sugeriu Rossandro Klinjey.
Rossandro Klinjey é autor dos livros “As quatro estações da alma”, “O poder do subconsciente”, “As 5 Faces do Perdão”, “Vamos conversar sobre a felicidade?”, “O tempo do Autoencontro”, “Conexão com Deus”, “Temas Complexos” e “Juventude Interrompida: Relatos e alertas dos jovens do além” e “Cuidando da Alma”.
Sionei Ricardo Leão (Jornalista Espírita)