Quando compreendemos e perdoamos, começa a limpeza

Palestra de Marta Antunes no Congresso Espírita do DF se baseou na obra O Céu e O Inferno 

Compreensão e perdão como caminho para evolução espiritual, ou como “limpeza”, conforme os argumentos da palestrante Marta Antunes, foi o tema da segunda agenda da tarde de sábado (19) no 10º Congresso Espírita do Distrito Federal.

Marta Antunes esforçou-se por ser fiel ao enunciado do Congresso, ou seja, O céu e o inferno em nossas vidas – superando a culpa, o medo e o sofrimento. Para tanto a expositora se pautou em abordar a dicotomia perdão versus maledicência para explorar pilares da doutrina codificada por Allan Kardec. 

A palestrante recomendou a leitura e o estudo do “Código Penal da Vida Futura”, compêndio que faz parte da obra O Céu e o Inferno, para uma reflexão a respeito de encontrarmos mecanismos para corrigirmos em nós tendências morais que podem nos produzir sombras espirituais ao ser. 

O “Código Penal da Vida Futura” contém uma visão do Espiritismo sobre a justiça divina e as consequências das ações na vida espiritual. Segundo Kardec, as almas sofrem ou gozam como consequências de suas ações na vida terrena, refletindo a lei de causa e efeito. “O ideal é elegermos o bem como padrão de conduta em qualquer situação”, propôs Marta Antunes. 

No entanto, ela alerta que a postura de nos voltarmos a compreender e perdoar nem sempre vai se traduzir numa situação sem turbulências na vida cotidiana, pois podemos ser atacados e perseguidos por esse motivo. Ainda assim, se evitarmos o mal, entraremos num processo educativo salutar e promissor espiritualmente. Ou seja, é uma decisão que vale a pena e vai se transformar em liberdade e crescimento espiritual. 

Marta Antunes é atuante no movimento espírita. Contribui com a Federação Espírita Brasileira (FEB) desde 1980, em atividades como as comissões regionais na área da mediunidade. Tem inúmeros artigos publicados pela revista Reformador. 

Sionei Ricardo Leão (Jornalista Espírita)